Eficientes para sistema de drenagem de pisos industriais em tanques enterrados, tanques de tratamento d’água, tanques de refrigeração de máquinas, estações de tratamento de efluentes, processos de usinagem, separação de óleos vegetais em indústrias alimentícias, sistemas de separação de graxa e na remoção de resíduos oleosos em tanques de carepa de indústrias do segmento siderúrgico, os chamados skimmers de cinta são os mais procurados para a separação óleo-água nas mais variadas aplicações industriais.
“As vantagens na utilização de skimmers de cinta são inúmeras, entre elas, o prolongamento do tempo de vida útil do óleo solúvel e das ferramentas de corte, pois o equipamento remove todo o resíduo gorduroso, como óleos hidráulicos, óleos nos barramentos e graxas do reservatório das máquinas”, afirma Eliezer Santos, diretor de Negócios da Clean Environment Brasil.
O engenheiro sanitarista explica que os resíduos gordurosos impedem a oxigenação do óleo solúvel causando a formação de bactérias e micro-organismos contaminantes que provocam o mau cheiro (putrefação) e ainda diminuem a vida útil do óleo solúvel, podendo causar um desgaste maior das ferramentas de corte.
A Clean distribui com exclusividade os produtos Abanaki, fabricante presente em indústrias em todo o mundo. Os skimmers de cinta Abanaki possuem a capacidade de separar o óleo sobrenadante presente nos fluídos, através do princípio da diferença de densidade e tensão superficial entre os fluídos.
Com a utilização dos equipamentos da Abanaki é possível sanar problemas operacionais como:
- Perda de propriedades lubrificantes e refrigerantes do óleo de corte;
- Evita gastos com desengraxantes para limpeza das peças que acabam sendo sujas com graxas do sistema;
- Diminui os defeitos no acabamento das peças.
“Os skimmers proporcionam economia de tempo e dinheiro, pois evitam o retrabalho e diminuem os custos de produção, com mão-de-obra, renovação do volume de óleo solúvel com óleo de corte, descarte e tratamento de efluentes”, destaca Eliezer.
O uso do Skimmer de Cinta:
- Evita a corrosão das peças;
- prolonga a vida útil das ferramentas de corte;
- Diminui os riscos e custos ambientais com trocas de óleos excessivas e a queda de produção.
- Reduz o consumo de óleo solúvel;
- Melhora a qualidade do produto final;
- Reduz gastos com tratamento de efluentes;
- Evita paradas frequentes para limpeza dos tanques.
Os consultores da Clean orientam sobre a importância na identificação da contaminação do fluido de corte. A atenção deve estar quanto a corrosão nas peças e a concentração baixa do fluido de corte. O odor forte é outro indicativo da presença de bactéria; a mudança de coloração no fluido de corte e a concentração inadequada geralmente mais baixa ou somente com água são características que não podem ser desprezadas.
Entenda como funciona um skimmer de cinta: