Em todos os segmentos industriais, uma das principais preocupações dos gestores de segurança ocupacional é identificar riscos à saúde e as instalações. Um dos riscos mais presentes em diversos segmentos industriais é o controle e monitoramento de gases.
Utilizados como matéria prima, os gases e vapores acabam também sendo produtos finais do processo. Encontrar soluções para detectar o gás de maneira segura é umas das sérias funções dos profissionais da área de segurança ocupacional.
A Clean Environment Brasil, com sua experiência em segurança ambiental há 20 anos, oferece a estes profissionais um extenso portfólio de produtos e soluções, incluindo um detector de gás de caminho aberto para o monitoramento do perímetro de áreas perigosas ou por grandes áreas abertas da planta de processamento.
O Searchline Excel, da fabricante Honeywell Analytics é mundialmente famoso, ele oferece desempenho e sensibilidade incomparáveis, com alta velocidade de resposta fornece o aviso mais precoce e a alta sensibilidade permite baixos pontos de definição de alarmes.
O detector de gás de hidrocarboneto de caminho aberto por infravermelho funciona em atmosferas inertes, transmite um feixe de luz infravermelha a partir de uma fonte para uma unidade do detector com até 200m (650 pés) de distância, procurando a presença de uma nuvem de gás de hidrocarboneto no feixe.
A tecnologia de detecção por infravermelho de caminho aberto é um excelente alternativa quando situações de detecção estejam dificultadas pela presença de correntes de ventos, que podem mascarar ou diluir as concentrações dos gases e vapores de interesse eles podem oferecer um alarme precoce de uma nuvem de gás diluída quando os detectores por ponto não puderem registrar presença alguma de gás.
Eliezer Santos, gerente de negócios da Clean, ressalta que os detectores de gás de caminho aberto medem uma concentração integrada do gás sobre o caminho de detecção, assim, de modo aparentemente simples, os detectores de gás aberto contam o número de moléculas de gás presentes no feixe.
Desde a introdução da detecção de gás de caminho aberto, diversas operações de plantas de processos onshore e offshore foram conduzidas ou demandaram estudos contra os danos nas estruturas, caso as nuvens de gás de diversos tamanhos e concentrações fossem acionadas. “Após esses estudos, é possível a adoção de técnicas para mitigação dos riscos com alarmes baixos para aviso e também com desligamento de equipamentos, caso necessários” explica.
O Searchline Excel é imune à interferência da luz solar ou a quaisquer outras fontes de radiação, como torres de queimadores, solda a arco ou raios. “O design óptico patenteado no Searchline Excel apontou ser a única solução disponível que atende totalmente todos os desafios de detecção de gás de caminho aberto”.