O projeto Cachoeiras promete traçar uma análise completa da situação do rio Paraíba do Sul, que atravessa a região do Vale do Paraíba (SP). Há quase dois meses, uma equipe de pesquisadores e esportistas percorrem, em caiaques, 1.136 km do curso do rio coletando dados para a avaliação dos técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
A Clean Environment Brasil decidiu participar no levantamento longitudinal de parâmetros hídricos, com o envio de sondas multiparâmetros. O modelo indicado, Professional Plus, oferece sensores de condutividade, temperatura, pH, ORP e OD. “A eficiência destes equipamentos trarão diagnóstico preciso da qualidade da água no Paraíba do Sul”, explica André Caramello, gerente de negócios da Clean.
O projeto tem a frente o canoísta recordista mundial de salto em cachoeiras, Pedro Oliva. No caíque do esportista, além das sondas e câmeras, foi instalada também uma miniestação meteorológica automática que coletará as informações sobre o ar, como temperatura, vento, umidade e pressão.
A expedição conta ainda com dois carros que servem de base de apoio e comunicação com os centros de pesquisa. “É uma iniciativa inédita no Brasil. Do ponto de vista científico, esta é uma oportunidade singular de se obter dados in situ, em regiões remotas e muitas vezes de difícil acesso. É literalmente uma oportunidade para a ciência pegar carona no esporte de alto rendimento”, afirma Luciano Pezzi, pesquisador da Coordenação de Observação da Terra do INPE.
Para Felipe Pacheco, pós-doutorando do CCST/INPE, a repercussão dos resultados da expedição, que serão publicados e apresentados em congressos científicos, levará a outros projetos.
Para a Clean, o projeto Cachoeiras converge á filosofia da empresa, em oferecer tecnologias que contribuam com o meio ambiente. “Buscamos sempre pelo fomento de pesquisas e auxílio em campanhas socioeducativas; esta expedição além de traçar dados técnicos, conscientiza a população local sobre os cuidados com o meio ambiente e a prática esportiva na busca pela qualidade de vida”, enfatiza André.
Durante a viagem, a equipe está visitando comunidades das 39 cidades que ficam às margens do rio Paraíba do Sul. A expedição termina no dia 15 de setembro.
É possível acompanhar o percurso do Projeto Cachoeiras no localizador online: http://trackingsystem.nuvem.us/inpe/