A Clean Environment Brasil passa a distribuir no mercado brasileiro o primeiro monitor fixo específico para detecção de benzeno. Lançado este ano pela fabricante Ion Science, o TITAN é o primeiro monitor fixo com monitoramento contínuo e em tempo real para o benzeno, sem a sensibilidade cruzada de outros gases COVs (VOCs) .
No Brasil, o Titan passa a ser o melhor equipamento para atender a portaria 776, do Ministério da Saúde. A norma publicada em 28 de abril de 2004 existe para a vigilância da saúde dos trabalhadores expostos ao agente químico e define procedimentos administrativos, de informação e intervenção quanto à exposição ao benzeno, que pode ser absorvido através do sistema respiratório.
Por ser mais difícil evitar que a pessoa respire o produto disperso no ar do que controlar a sua penetração pela pele ou a sua ingestão, a detecção do benzeno é essencial na prevenção de acidentes de trabalho em petroquímicas, refinarias, siderúrgicas e indústrias químicas, que operam com transferência de benzeno.
O Titan apresenta alta sensibilidade ao produto, com alerta para vazamento. A detecção rápida de benzeno é feita a partir de 0,1 ppm, sendo a amostragem de minuto em minuto fornece dados contínuos em tempo real.
O Titan ainda permite o monitoramento de tendências através do tempo e com comunicação via 4 a 20 mA ou RS485. Com um sistema de automação, os dados são armazenados internamente.
O sistema de alarme de advertência imediato com dois níveis configuráveis pelo operador garante segurança e proteção aos funcionários. A tecnologia da Ion Science de MiniPID, líder no mercado com resistência comprovada à umidade e à contaminação, é um diferencial do primeiro monitor específico para benzeno.
“O Titan é uma inovação única. O equipamento, que passamos a comercializar na Clean, ajudará no mecanismo de gestão da exposição ao benzeno”, afirma Eliezer Santos, gerente de vendas técnicas da Clean.