Nesse mês de Setembro, a Clean projetou e desenvolveu um inovador sistema de medição de vazão para uma empresa que atua no ramo de mineração em Barro Alto/GO.
A engenheira ambiental Jacqueline Balliari, Consultora Técnica Comercial da Clean, foi quem participou desse processo, desde a identificação da necessidade do cliente até a configuração do equipamento para atender sua demanda.
Anteriormente, todo o processo de medição nessa empresa era realizado através de régua e molinete. Os técnicos realizavam as medições a cada duas horas, necessitando sua ida a campo. As desvantagens são óbvias, visto que os cálculos eram feitos manualmente e o tempo investido também era grande. Sem contar no preenchimento dos relatórios e na prestação de contas.
“Realizamos um estudo juntamente com os técnicos da Clean para que conseguíssemos atender a necessidade da empresa que precisava de dados contínuos e mais precisos nestas medições. Levamos em consideração que a medição de vazão seria realizada em água residual de um processo de mineração, onde a mesma atinge uma temperatura de 45ºC. A partir dessa informação, verificamos a necessidade de um equipamento que permitisse o monitoramento nestas condições. Como o medidor de vazão modelo IQ da Sontek possui um range de temperatura que vai de -5º C a 60º C, adotamos este modelo na configuração do sistema de medição de vazão", comenta Jacqueline.
Com esse equipamento, a empresa consegue atualmente monitorar a temperatura, velocidade, nível e, conseqüentemente, a vazão neste canal. Melhorando de maneira significativa o controle da quantidade de água descartada durante o processo produtivo.
Luciano Possari, Gerente Técnico da Clean, juntamente com os técnicos de campo Helton Souza, Alex Ferreira e Rodrigo Okumoto, realizaram o projeto e a maneira de instalação em campo de forma que fosse a mais simples possível, uma vez que os recursos fora da empresa são sempre limitados. “Tudo deveria sair daqui pronto sem a necessidade de ajustes no local. Além do projeto prévio, o treinamento realizado pelo do Gerente Técnico de Hidrologia Cristiano Leonardo foi de extrema importância. A instalação foi um sucesso e o equipamento funcionou perfeitamente conforme o planejado”, acrescenta Possari.
O fato curioso durante todo o planejamento foi que o técnico Alex Ferreira nunca havia viajado de avião. Possari conta: “Por esse motivo foi recrutado para realizar a instalação do equipamento junto com técnico Helton, achei que seria um grande desafio para ele, profissional e pessoal. Ficamos muito felizes com o resultado”.
Conheça toda a linha de medidores de vazão disponíveis na Clean!