Entre os chamados agentes físicos a que possam estar expostos os trabalhadores, estão o ruído, as vibrações e os particulados. O ruído industrial e as doenças ocupacionais dele decorrentes são questões relevantes em outros países por levar a indenizações trabalhistas, redução da produtividade no trabalho e aos tratamentos médicos. No Brasil, o assunto merece ser melhor debatido quanto as medidas de controle.
As indústrias, com suas máquinas e equipamentos precisam estar atentas a produção de ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuízos à saúde de seus colaboradores.
"Quanto maior o nível de ruído, menor deverá ser o tempo de exposição ocupacional. Já comprovado que as alterações se manifestam de forma imediata ou gradual dependendo do tempo, nível e sensibilidade expostos a estas interferências sonoras”, explica Eliezer Santos, Diretor de Negócios da Clean e Engenheiro Especialista em Segurança do Trabalho.
Eliezer enfatiza também quanto as alterações mentais, desde a perda de memória, a irritabilidade, até a dificuldade em coordenar ideias, uma vez que o ruído pode afetar também o sistema nervoso.
“O ruído além de causar a perda temporária ou definitiva da audição, provoca também fadiga nervosa, hipertensão; perturbações gastrointestinais, diminuição da visão noturna, e até dificuldade na percepção de cores”.
O especialista em Segurança do Trabalho reforça a importância das empresas adotarem medidas de proteção coletiva e individual, uma tarefa de higienistas ocupacionais, engenheiros e técnicos de segurança no monitoramento de ruídos.
A avaliação ambiental do ruído e o monitoramento da exposição ao ruído contam com medidores eficientes, atestados internacionalmente.
“Há vários modelos disponíveis, dependendo dos seus requisitos de medição de ruídos no local de trabalho, até as exigências de higiene industrial. Mas, seguramente, uma das marcas mais completas e com produtos de altíssima qualidade, passa a fazer parte do portfólio da Clean neste ano”, explica.
A Clean é a nova distribuidora dos produtos da empresa Casella no Brasil. São equipamentos de soluções eficazes ao monitoramento de ruídos, vibrações e particulados. Um dos diferenciais é que estes equipamentos são portáteis para o monitoramento de particulados e ruídos, ou seja, oferecem agilidade na redução dos riscos de impacto ambiental e de saúde ocupacional.
Os equipamentos são fabricados para atender aos requisitos das normas como a IEC 60942: 2003 e ANSI Sl. 40: 2006. Estas normas definem as regras de calibração em uma faixa de condições de temperatura, umidade e pressão do trabalho em campo, garantindo a precisão da calibração.
A tecnologia digital acoplada proporciona excelente repetitividade, garantindo níveis máximos de precisão e desempenho, com novos patamares de desempenho em dosimetria sonora.
“As empresas em nosso país passam a compreender os ganhos quanto ao investimento no monitoramento de ruídos e particulados. Por compreender as demandas mundiais, oferecemos hoje equipamentos de alta tecnologia e a nossa assessoria e treinamento operacional para a implantação de programas de monitoramento de ruídos”.
Conheça toda a linha de produtos para saúde e segurança ocupacional da Clean!