Os desafios pela captação de água estão na necessidade de volumes cada vez maiores, com boa qualidade e com baixo custo de tratamento. Quando a questão envolve recursos hídricos torna-se fundamental oferecer tecnologia de ponta, com sistemas de tratamento de água e esgoto para atender às populações na entrega de um bom sistema de saneamento básico.
A Clean Environment Brasil, com mais de 20 anos de atuação no setor ambiental, oferece ao mercado as mais modernas e robustas tecnologias de medidores de vazão e sondas de monitoramento para qualidade da água voltadas ao saneamento.
Confira as cinco tecnologias mundialmente atestadas e reconhecidas.
1. Amostradores Automáticos
Os amostradores automáticos da fabricante ISCO proporcionam confiabilidade e eficiência na coleta de efluentes. Com a possibilidade de possuírem refrigeração automática ou não, de permitirem coleta sequencial ou composta, possibilidade de integração com medidores de vazão ou medidores de qualidade da água, os amostradores se tornam indispensáveis para quem procura uma coleta de efluentes representativa ao processo.
2. Medidores de Vazão
Os medidores de vazão também da ISCO permitem aplicação nas mais diversas condições de medição de vazão. Com sensores de contato com o líquido (borbulhamento, pressão, área x velocidade) ou sem contato (laser ou ultrassônico), eles podem medir quase que na totalidade todo o tipo de efluente.
“Os medidores possuem armazenamento de dados em memória interna, com possibilidade de integração com sistemas de visualização de dados em tempo real, assim como transmissão via GPRS”, reforça Cristiano Leonardo, especialista em Hidrologia e Saneamento da Clean.
3. Medidores de Vazão Eletromagnéticos
Uma das mais interessantes tecnologias no mercado está nos medidores de vazão eletromagnéticos da fabricante MJK. Eles permitem a medição bidirecional de vazão em tubulações sob pressão, com diâmetros entre DN15 e DN2000, medindo água potável, água industrial ou esgoto. Os equipamentos podem vir com um display acoplado ao medidor ou display separado do medidor (preso à uma parede, por exemplo), onde um display pode receber informações de até quatro medidores de vazão.
“Eles permitem ainda conexão com sistemas de monitoramento de vazão em tempo real através de saída de dados em protocolo MODBUS ou 4-20mA, com alarmes de tubulação vazia”.
4. Medidores de Qualidade de Água para Processos
Já os medidores de qualidade de água para processos da marca MJK, lembra Cristiano, permitem ao usuário monitorar: oxigênio dissolvido; pH; turbidez e sólidos em suspensão. O monitoramento pode ser através de display junto ao sensor permitindo que o usuário tenha total controle de seu processo e faça intervenções locais quando necessário.
5. Medidores de Qualidade de Água com Sondas Multiparâmetros
A Clean também oferece as sondas mais versáteis do momento. As sondas multiparamétricas da fabricante YSI realizam medições de parâmetros básicos como OD, temperatura, condutividade elétrica, turbidez, pH, ORP.
“O cliente pode optar por sondas portáteis ou sondas fixas para monitoramento de longo prazo em locais definidos por ele. Para o uso de sondas portáteis, ele terá a opção de armazenar os dados no display da sonda e ao chegar no escritório poder baixar os dados coletados em campo”, afirma o especialista da Clean.
Para o uso de sondas fixas para monitoramento de longo prazo, as mesmas podem ser programadas para armazenar dados em sua memória interna ou transmitir os dados por telemetria (GPRS, Rádio ou Satélite) para um supervisório de visualização dos dados.
A Clean oferece a opção de sistema de monitoramento de longo prazo em sistemas fixos ou ainda em estruturas flutuantes muito usadas em reservatórios/lagos.
As pesquisas por modernas e eficientes tecnologias são constantes para a Clean. “Atender a demanda de cada cliente que busca por resultados efetivos contribuem para as conquistas no cenário de saneamento básico no país, sendo uma de nossas missões”, conclui o especialista da Clean.
Conheça toda a linha de produtos para Hidrologia e Saneamento da Clean!