Bastante usados na indústria, os detectores de gases podem ser extremamente úteis em locais como plataformas de petróleo, para monitorar os processos de fabricação e tecnologias emergentes, como a fotovoltaica. Quando trabalhamos dentro de um processo industrial, encontramos a presença de diferentes tipos e concentrações de gases, que podem ser tóxicos, inflamáveis ou até mesmo asfixiantes. Todos eles possuem diferentes níveis de perigo ao meio ambiente e também ao ser humano.
Outra questão importante que diz respeito a detecção de gases é que podemos encontrar a interferência de inúmeros agentes externos como ventilação, temperatura e umidade, que interferem diretamente no comportamento e direcionamento dos gases e, consequentemente, na escolha do detector.
Portanto, trabalhar com um sistema de detecção de gases, nos permite monitorar o nível de gases tóxicos e inflamáveis existentes em um determinado local. Em equipamentos mais simples, a quantidade de gás é exposta na tela do detector. Já em aparelhos mais sofisticados, é possível enviar as informações a um software integrado, e fazer análises mais complexas, garantindo assim uma maior segurança tanto para pessoas quanto para o meio ambiente.
E a tecnologia PID? O que é? Como ela entra nessa história?
A sigla em inglês PID é a abreviatura de “Photo-Ionization Detector”. Trata-se de uma tecnologia que utiliza uma fonte de luz ultravioleta (UV) para ionizar substâncias químicas em íons positivos e negativos. Essas partículas carregadas produzem uma corrente que é então amplificada e exibida no medidor como "ppm" ou mesmo "ppb".
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um detector de gás com tecnologia PID emite um alarme quando as concentrações excedem os pontos de ajustes definidos pelo usuário, além de registrar dados, calcular a média ponderada no tempo (TWA) e o limite de exposição de curto prazo (STEL). Um dos diferenciais de detectores que utilizam essa tecnologia é que os modelos avançados usam uma bomba interna para retirar a amostra de ar de distâncias de cerca de 30 metros. Estes aparelhos são mais comumente usados para medições de higiene industrial, a fim de garantir que os trabalhadores não sejam expostos a compostos tóxicos.
Como a Clean pode te ajudar?
A Clean Environment Brasil distribui no mercado Nacional os detectores de gás das linhas BW Technologies, Honeywell Analytics, Ion Science e Landtec (Geotech/QED).
A Clean possui um laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para calibração de detectores de gás, segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Esta acreditação traz a habilitação para fazer parte do seleto grupo de laboratórios da RBC – Rede Brasileira de Calibração.
Este serviço pode ser oferecido no laboratório da Clean ou nas instalações do cliente. E também é o centro de manutenção autorizado para os detectores de gás das linhas BW Technologies, Honeywell Analytics, Ion Science e Landtec.